terça-feira, 23 de junho de 2009

Conselhos do Velho Harkon (Dica para criação)


_"Ah, vocês voltaram! Que bom vê-los novamente. E como andam as aventuras? Uh! É eu sei... Perder um aliado em combate contra aquela vil criatura não é fãcil. Mas pense que ele se entregou no altar da justiça! Venham, sentem-se e vamos conversar..."

Um bom personagem deve ter um bom preludio 2 ...

Como estava falando um bom persona tem boas características que podem levar a ser imortalizado na memórias de seus amigos jogadores, mesmo depois de anos do jogo ter acontecido. Outros pontos que podem se tornar um bom gancho para criar histórias...
  1. Como você adquiriu determinada característca? Ou como vc aprendeu determinada perícia ou habilidade? Através destas simples perguntas histórias podem ser criadas e até abrir ganchos para o mestre poder trabalhar, como por exemplo ter aprendido sua profissão ladina de um velho lider de guilda caçado a anos por traição, ou aprendeu a combater em uma escola de armas a muito perdida e mercadores estão dispostos a pagar para treinar seus filhos, até mesmo aquele ano que seleciona aprendizes para um famoso mago (algo que seria comum), e vc foi selecionado, mas o mago é de outra raça! Um gnomo e vc um humano, ou vc um anão treinado por elfos... Imagine o rolo que daria.
  2. Itens que carrega... Algumas personagens são interessantes mais pelos itens que possui do que sua prórpria personalidade, assim mudando em muito na sua interpretação, veja Frodo no Senhor dos Anéis ou Kas em Ravenloft. Todos são caracterizados por suas posses. Boas idéias podem ser armas de gerações, itens malditos que ainda precisam ser desencantados, objetos misteriosos que apenas com magias poderosas poderá revelá-lo ou até mesmo uma jóia que aprisiona a alma de alguém amado.
  3. Desenvolva tramas! Algumas pessoas têm a fama de trazer problemas consigo, mas em Rpg problemas significa aventura! Logo desenvolva inimigos, ou alguém que deseja alguma informação que vc tem ou até um rival que deseja assumir todas as suas façanhas... Seja criativo!
O prólugo pode ser instrumento que leve vc a gostar muito do personagem, mas não se esqueça de conbinar algo com o mestre antes e faça o contrário também deixando ganchos para com que o mestre possa trabalhar! Um DM pode utilizar destas características para dar mais vida ao persona e ainda poder aventuras paralelas a campanha! Bem seja criativo e diferente e desta forma poderá sair dos "cliches" e se imortalizar no "hall" dos personagens...

3 comentários:

  1. Gosto de produzir prelúdios... Pode ser uma forma incrível de criar bons personagens antes mesmo de jogar com eles!

    ResponderExcluir
  2. eu to me divertindo com o meu personagem ta muito engraçado

    ResponderExcluir
  3. Oi meu paladino, te amo!!! Sua Elfa!!!

    ResponderExcluir