domingo, 20 de março de 2011

Tendências



"_Olá Aventureiros, vejo que alguns de vocês ganharam experiencia no campo de batalha, cicatrizes e um olhar mais frio... Mas não se esqueçam de quem vocês são!"


Os alinhamentos podem ser melhor apresentados como um tabuleiro de jogo-da-velha. No topo do tabuleiro está o Bom e na parte de baixo do tabuleiro o Mau. O lado esquerdo do tabuleiro é Leal e o lado direito Caótico. O meio entre o Leal e o Caótico, o Bom e o Mau é o Neutro. Assim sendo, alinhamentos se combinam para formar nove combinações: Leal Bom, Neutro Bom, Caótico Bom, Leal Neutro, Neutro Verdadeiro, Caótico Neutro, Leal Mau, Neutro Mau e Caótico Mau.


Lei, geralmente, tem o preceito que a estrutura é necessária para a sociedade, de forma que ela tem que ser organizada para sobreviver. Personagens Leais geralmente refletem o conceito de autoridade em suas próprias vidas. Eles são organizados, capazes de estabelecerem e manterem cadeias de comando, dando e recebendo ordens. Eles defenderão governos estabelecidos, mesmo quando forem escancaradamente "errados" por algum outro padrão. Eles preferem governos fortes tais como monarquias no lugar de formas mais fracas como democracias e acreditam que essa ordem intrinsecamente permeia o universo. É a antítese do Caos.


Caos, geralmente, acredita nos direitos dos indivíduos. Os que aderem a esta crença preferem a aleatoriedade e repelem ordem. Enquanto alguns destes teoricamente dão ordens, caóticos raramente irão receber ordens exceto quando a) união é necessária temporariamente para opor alguma ameaça alternativa; b) alguma ameaça de força capaz de forçar obediência acompanha a ordem; ou c) a ordem é algo que o caótico faria de toda a maneira, ou pelo menos é algo que não seria sensato desobedecer (e.g. se a ordem for expedida com a intenção que o caótico realizará o oposto). Caóticos preferem anarquia ao invés de governo e aderem à máxima de que governos que governam menos governam melhor. Caos é a antítese da Lei.


Bem, em termos de jogo, é a crença na promoção do bem-estar geral de todas as criaturas. É, certas vezes, necessário que os que se opõem a isso sejam parados à força e até mesmo mortos. Mas os que são bons evitarão causar sofrimentos desnecessários e irão apenas recorrer à violência quando ela for necessária e justificável. Em termos monetários, personagens bons tenderão a compartilhar as riquezas e apenas juntarão grandes quantias de dinheiro com a justificativa de que o personagem vai em última escala ser capaz de utilizar o dinheiro para um bem maior, tal como comprar um barco para perseguir piratas ou construir uma fortaleza para defender os camponeses da região ou construir um templo para avançar o culto de divindades boas e prover um ponto focal para caridade. É a antítese do Mal.


Mal é caracterizado pelo egoísmo e propósito. Tem por definição que é importante e correto que os que são valorosos deveriam ter sucesso, enquanto os fracos e sem valor morram. Os esforços dos bons em distribuir riquezas são geralmente vistos como enganação dos que verdadeiramente merecem. Personagens maus não consideram outros personagens - nem mesmo outros personagens maus - como dignos de respeito. Eles sempre se aproveitarão do infortúnio alheio. Qualquer ato generoso, seja ele dar tesouros ou assumir riscos por outros, tem que ser justificado com alguma vantagem para o personagem que toma esta atitude. Personagens maus geralmente acreditam que personagens bons e neutros fazem de conta que não são maus para assim enganarem os outros e conseguirem vantagens.


Bem e Mal usualmente são chamados da dimensão ou eixo de alinhamento "moral", equanto Lei e Caos são usualmente chamados da dimensão ou eixo de alinhamento "ético". Assim sendo neutralidades podem ser definidas como Neutralidade Moral ou Neutralidade Ética.


Neutralidade é a negação dos valores da Lei e Caos, Bem e Mal. Um personagem pode ser neutro na dimensão moral ou na dimensão ética ou ambos. Ter neutralidade em ambas as dimensões é define o Neutro Verdadeiro. Neutralidade toma três formas essenciais: pragmática, alienada e druídica. O neutro pragmático considera certas coisas serem apenas ferramentas, para serem utilizadas para promover outros valores. Assim um Leal (pragmático) Neutro acredita que Bem e Mal são ambos meios úteis para a promoção da Lei e um (pragmático) Neutro Bom acredita que Lei e Caos podem ser ambos utilizados para promover o Bem. O neutro alienado desconhece o significado de certos valores. Assim sendo, um Caótico Neutro poderia ser tão dedicado à noção de liberdade individual que Bem e Mal são conceitos sem significado utilizados por outros para obscurecer a questão fundamental da independência e um neutro mau poderia imaginar que idéias de Lei e Caos são meramente esforços dos outros para roubar sua riqueza ou poder. O neutro druídico acredita que na natureza do mundo certas coisas estão ou deveriam estar equilibradas por criação ou pelo constante conflito de forças iguais e opostas. Assim sendo um (druídico) Neutro Bom ou um (druídico) Neutro Mau fariam um esforço para equilibrar estrutura e liberdade, e um Leal (druídico) Neutro ou Caótico (druídico) Neutro similarmente tentaria equilibrar Bem e Mal.


O Neutro Verdadeiro - ou Neutro Neutro - é quase sempre druídico em ambas as dimensões. Druidas (que dão seus nomes a essa forma) são sempre dedicados a promover o equilíbrio de forças. Outras classes podem talvez ter esse objetivo. Ser um Neutro Verdadeiro alienado requer uma inteligência extremamente baixa (definida pelo mestre, mas não tão alta como 9), acompanhada de uma sabedoria baixa (não maior que 12). Um pragmático Neutro Verdadeiro é quase impossível de ser definido adequadamente. Se Lei, Caos, Bem e Mal são ferramentas utilizadas para a promoção de algum outro valor, que valor é este? Aleatoriedade é parte do Caos, egoísmo é parte do Mal e seus opostos são parte de suas respectivas antíteses. No entanto, é possível ser pragmático ou alienado em um eixo e druídico no outro. Um verdadeiro Neutro poderia usar o Bem ou Mal (pragmaticamente) para promover equilíbrio (druídico) entre Lei e Caos ou (alienadamente) tomar Lei e Caos como "sophistry" que afasta da busca do equilíbrio (druídico) entre Bem e Mal. Estas opções não estão abertas para druidas, que devem manter a neutralidade druídica em ambas as dimensões moral e ética.


Alinhamentos que são parte neutro são geralmente mais dedicados ao aspecto do alinhamento que não é neutro. Aqueles que combinam um extremo com outro (os alinhamentos de canto no tabuleiro do jogo-da-velha) constantemente combatem um conceito contra o outro. Então, por exemplo, se um comandante ordena que o personagem mate alguém que o personagem acredita que possa ser inocente, o Leal Neutro quase sempre obedeceria e o Neutro Bom quase sempre desobedeceria, mas o Leal Bom precisa responder o dilema: Lei ou Bem? Da mesma maneira, se a ordem é manter prisioneiro indefinidamente e torturar um inimigo, o Caótico Neutro quase sempre se recusará e o Neutro Mau quase sempre aplicará a ordem, porém o Caótico Mau enfrenta o dilema: Mal ou Caos? No entanto, nenhum alinhamento é "fácil" de representar. Se parecer assim, então o mestre falhou em reagir às escolhas dos personagens.

Um comentário:

  1. Astrid: Leal (pragmático) Neutro.

    "Quando orcs queimam sua casa, matam seus pais e levam sua irmã, bem e mal tornam-se relativos. Os governantes falharam em nos proteger, seus subordinados, em manter a ordem e a justiça. Não falharei em minhas missões ou com meus subordinados, mesmo que cabeças tenham que rolar."

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